OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA – A LUZ ATIVA DE APPIA E O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PARA O ESPETÁCULO TEATRAL

e-flyer-curso de iluminacao cenica-05

Oficina de iluminação cênica hoje a partir da 19h, pelo meu canal do youtube no link:  https://www.youtube.com/watch?v=kMasgOMO0hE

O projeto tem o apoio da Lei Aldir Blanc, da Secretaria Especial da Cultura – Prefeitura de Goiânia.

A oficina tem como objetivo o debate sobre iluminação cênica a partir do surgimento do conceito de Luz ativa proposto por Appia, “Adolphe Appia (1862 – 1928) “Foi arquiteto e músico Suíço, um estudioso do espaço teatral, com o qual se origina o trinômio ator-música-cena. Os elementos que compõem seus estudos sobre o teatro em a Obra de Arte Viva, foram responsáveis por modificar a visão sobre a encenação no início do século XX, antes ligada ao naturalismo e ao realismo, propôs uma mudança estética radical na arte teatral, não mais baseada nas influências pictóricas dos grande telões decorativos, e sim no uso da iluminação, do trabalho do ator e da cenografia, a fim de garantir a plasticidade do movimento expressivo e a reforma da concepção espacial, numa tríade harmônica Ator-Espaço-Luz.”. Assim, a oficina visa fazer uma correlação com a prática e a teoria da luz cênica nos processo criativo de um projeto de iluminação dos Iluminadores convidados. O projeto Visa assim dialogar com profissionais da área de iluminação da cidade de Goiânia que tem feito pesquisas acadêmicas dentro dos seus campos de atuação. Procura-se assim, entender como as práticas podem influenciar nas pesquisas acadêmicas. Deste modo, o projeto desta oficina procura dialogar com os iluminadores convidados sobre as práticas e pesquisas teóricas, analisando nos trabalhos dos mesmo se podemos ou não identificar influência em seus trabalhos, dos conceitos da Luz Ativa trazidos por Appia.

O projeto “OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA – A LUZ ATIVA DE APPIA E O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PARA O ESPETÁCULO TEATRAL” ira debater com Roosevelt Saavedra o processo de criação da iluminação do espetáculo “OLGA” do Grupo de Teatro Investigativo – GTI, sob direção de Bruno Peixoto. E com Allan Lourenço o processo de criação para o espetáculo “NOITE DOS ASSASSINOS DE JOSÉ TRIANA”, do Grupo Máskara, sob a direção de Robson Corrêa de Camargo.

 

Esta entrada foi publicada em Iluminação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

HTML tags are not allowed.